Alejo Muniz surpreende e garante vaga nas quartas

Catarinense passou por Adriano de Souza e agora vai enfrentar o novo líder do ASP World Title Race, Joel Parkinson, neste domingo em Jeffreys Bay

O catarinense Alejo Muniz é a grande surpresa entre os oito finalistas do Billabong Pro em Jeffreys Bay. Ele ganhou o duelo brasileiro contra Adriano de Souza que liderava o ranking mundial e nas quartas de final vai enfrentar o novo número 1 do ASP World Title Race 2011, o australiano Joel Parkinson. Já os destaques no sábado de boas ondas de 4-6 pés em Supertubes foram o defensor do título da etapa sul-africana, Jordy Smith, com o novo recorde de 18,30 pontos, e o australiano Julian Wilson, que arrancou a única nota 10 do campeonato.

Alejo Muniz vira no último minuto e garante vaga nas quartas-de-final
As ondas finalmente apareceram com a qualidade esperada para J-Bay. Para recuperar o tempo perdido por vários adiamentos, foram realizadas três rodadas completas no sábado. A primeira bateria entrou no mar quando ainda estava amanhecendo e a última acabou com o dia já escurecendo na África do Sul. O potiguar Jadson André foi o primeiro brasileiro a competir. Por menos de 1 ponto, acabou eliminado pelo americano Damien Hobgood.

O cearense Heitor Alves entrou duas baterias depois e não conseguiu acompanhar o forte ritmo que o australiano Adrian Buchan imprimiu na disputa, também parando na terceira fase. Pelo menos um brasileiro se classificaria, já que os outros dois se enfrentariam na décima bateria do dia. Ainda cuidadoso com o joelho contundido semanas atrás nas Ilhas Maldivas, Adriano de Souza precisava vencer para se manter na ponta do ranking, pois seu principal concorrente, Joel Parkinson, já havia passado para a quarta fase, superando sua pontuação.
Alejo Muniz
Só que Alejo Muniz também necessitava de um bom resultado para se afastar da zona de perigo do ASP World Ranking, que indicará os 32 surfistas que permanecerão na divisão de elite após a rotação do meio da temporada. Em uma disputa limpa, cada um tentou surfar suas ondas e o catarinense achou as melhores que entraram na bateria para vencer por 13,93 x 12,04 pontos. Com isso, Mineirinho perdeu a liderança do ranking conquistada com sua emocionante vitória no Billabong Rio Pro no Brasil.

"Essa bateria era muito importante para mim", disse Alejo Muniz. "Eu precisava passar para melhorar minha posição no ranking unificado para a rotação do meio do ano. Agora já garanti minha vaga para o restante da temporada, então estou muito feliz. Eu não queria ter que competir contra o Adriano (de Souza) porque ele estava liderando o ranking e disputando o título mundial, mas isso acontece às vezes e só tentei surfar o meu melhor".
Com a derrota de Adriano, Joel assumiu a liderança parcial no ranking rumo ao título mundial
Depois de bater o número 1 da temporada, Alejo ficou em último contra o australiano Josh Kerr e o taitiano Michel Bourez na quarta fase. Mas, ainda tinha a repescagem para tentar a classificação para as quartas de final. E ela veio numa disputa dramática com o australiano Adam Melling, vice-campeão da etapa sul-africana no ano passado. A vitória foi conquistada por uma pequena diferença no placar encerrado em 10,26 x 10,16 pontos.

Seu adversário agora será o novo líder do ranking, Joel Parkinson, que avançou direto para as quartas de final vencendo suas baterias da terceira e da quarta fase, sem passar pela segunda repescagem do campeonato. Já o novo recordista de pontos do Billabong Pro 2011 conseguiu os incríveis 18,30 pontos de 20 possíveis justamente nesta última repescagem do campeonato.

NOVOS RECORDES - O sul-africano Jordy Smith é o único que ainda pode ultrapassar o brasileiro Adriano de Souza no ranking. Para isso, vai precisar fazer outra final em casa e ele venceu esta etapa no ano passado. Sua maior nota foi 9,47, recebida com um aéreo-reverse sensacional contra o australiano Bede Durbidge.
Jordy Smith
Já o único 10 do campeonato saiu numa onda finalizada com um tubo fantástico pelo australiano Julian Wilson na sua primeira bateria do sábado, pela terceira fase. Depois, ele foi derrotado por Adrian Buchan, mas despachou Daniel Ross na repescagem e já está a postos para tentar uma revanche contra Buchan nas quartas de final.

QUARTAS DE FINAL DO BILLABONG PRO JEFFREYS BAY:
1.a: Jordy Smith (AFR) x Damien Hobgood (EUA)
2.a: Adrian Buchan (AUS) x Julian Wilson (AUS)
3.a: Joel Parkinson (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
4.a: Mick Fanning (AUS) x Josh Kerr (AUS)



Adiv Surf

Comentários