SuperSurf ASP Masters é adiado por falta de ondas


Ondas pequenas e previsão de melhores condições motivaram a decisão da comissão técnica e a competição recomeça às 8 horas na sexta-feira

Os grandes ídolos da história do surfe mundial e brasileiro ganharam o primeiro dia de folga geral na quinta-feira, que amanheceu praticamente sem ondas na capital carioca. O adiamento foi decretado na chamada das 9 horas, segunda do dia, quando já foi confirmado o início da segunda fase Grand Masters para as 8 horas da sexta-feira no Arpoador.
O prazo do SuperSurf ASP World Masters Championship termina no domingo e deverá ter dois dias cheios de disputas nesta sexta-feira e sábado, melhores dias de ondas da semana de acordo com as previsões na internet. A maioria dos ícones do esporte que estão no Rio de Janeiro, vai aproveitar o dia livre para visitar os pontos turísticos da cidade.

"As condições hoje (quinta-feira) estão realmente difíceis para colocar qualquer bateria na água, então decidimos por cancelar o evento por hoje", disse o diretor de prova do evento, Roberto Perdigão. "Pela previsão, as ondas devem ser bem melhores já na sexta-feira, o fundo aqui no Arpoador está excelente e estamos apostando no aumento do período (intervalo entre duas ondas) do swell. Devemos ter dois dias bem longos de competição na sexta-feira e sábado, para deixar um mínimo de baterias pra finalizar o evento no domingo, quando as condições do mar voltam a se deteriorar".

Nos dois dias de disputas também em ondas pequenas no Arpoador, foram realizadas duas fases da categoria Master, dos surfistas de 36 a 49 anos de idade, e a primeira da Grand Masters, dos que têm 50 anos ou mais, que vai abrir a sexta-feira do SuperSurf ASP World Masters Championship no Rio de Janeiro. A primeira bateria começa às 8 horas, com o sul-africano Shaun Tomson, os australianos Glen Winton e Ian Cairns e o vencedor da triagem, o carioca Zé Alla.
"Achei que a decisão de adiar foi correta", aprovou o campeão mundial de 1977, Shaun Tomson. "Está muito pequeno, muito difícil, quase não tem onda. De acordo com a previsão, amanhã (sexta-feira) o swell ganha um pouco mais de período, provavelmente estará melhor e o bom que ganhamos um tempo para passear, fazer umas compras, dar uma visitada pelos pontos turísticos da cidade, porque acredito que daqui pra frente não teremos outra chance para isso".

Com o patrocínio da Peugeot e co-patrocínio da Pioneer e Hang Ten, o SuperSurf ASP World Masters Championship vai distribuir um prêmio recorde de 220 mil dólares no evento que também conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. A Abril Midia adquiriu os direitos de realização do Mundial Masters da ASP por três anos no Brasil e a competição poderá ser acompanhado ao vivo pelo www.supersurf.com.br

BATERIAS PROGRAMADAS PARA ABRIR A SEXTA-FEIRA, ÀS 8 HORAS:
SEGUNDA FASE DA CATEGORIA GRAND MASTERS - 50 anos ou mais:
1.a: Shaun Tomson (AFR), Glen Winton (AUS), Ian Cairns (AUS), Zé Alla (BRA)
2.a: Wayne Bartholomew (AUS), Hans Hedemann (HAW), Terry Fitzgerald (AUS), Lula Menezes (BRA)
3.a: Michael Ho (HAW), Terry Richardson (AUS), Buzzy Kerbox (HAW), Iain Buchanan (NZL)
4.a: Cheyne Horan (AUS), Simon Anderson (AUS), Peter Townend (AUS), Daniel Friedman (BRA)
TERCEIRA FASE DA CATEGORIA MASTERS - 36 a 49 anos:
1.a: Barton Lynch (AUS), Brad Gerlach (EUA), Kaipo Jaquias (HAV), Renan Rocha (BRA)
2.a: Gary Elkerton (AUS), Rob Bain (AUS), Shea Lopez (EUA), Jojó de Olivença (BRA)
3.a: Derek Ho (HAV), Peterson Rosa (BRA), Marty Thomas (EUA), Ricardo Toledo (BRA)
4.a: Tom Curren (EUA), Fabio Gouveia (BRA), Nathan Webster (AUS), Fabio Silva (BRA)
5.a: Mark Occhilupo (AUS), Victor Ribas (BRA), Richie C ollins (EUA), Richard Lovett (AUS)
6.a: Luke Egan (AUS), Jake Paterson (AUS), Flavio Padaratz (BRA), Guilherme Herdy (BRA)

Por João Carvalho

Comentários