Sub 14 no Rio de Janeiro

3ª etapa definiu campeões. Infantil, Pré Petit e Feminino Iniciantes já tem seus campeões estaduais; rankings das outras duas categorias (Iniciantes e Petit) serão definidos na última etapa no Arpoador em Novembro.

Arraial do Cabo amanheceu neste domingo (28/08) parecendo saber que era dia de decisão. Os melhores surfistas até 14 anos do estado que chegavam à praia encontravam belas ondas de até 1 metro, muito sol e um vento soprando de terral na Praia Grande, tudo perfeito para o fechamento da terceira etapa do 'Oakley apresenta: Circuito Estadual WQSurf Matte Leão Sub 14'. E a molecada retribui o presente dado pela natureza com um show de surfe para a galera que estava na praia. E, com o circuito chegando ao fim, a etapa contou com finais ainda mais emocionantes em 3 categorias, a Feminino Iniciantes (meninas até 14 anos), Pré Petit (até 8 anos) e Infantil (até 12 anos). Isto porque em cada uma destas categorias havia surfistas que poderiam sagrar-se campeões estaduais por antecipação. Porém, antes das finais ainda rolaram as baterias que iriam decidir quem iria à decisão da Pré Petit e da Petit (até 10 anos).
 

Pódio feminino iniciante. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Pódio infantil. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Pódio Iniciantes. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Pódio Petit. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Pódio Pre Petit. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

Boas ondas durante todo o evento. Foto: Cesar Aiello / FESERJ

FEMININO INICIANTES
Realizadas as bateria que faltavam, chegou o grande momento das finais. E tudo começou com a categoria Feminino Iniciantes, em que a local de Cabo Frio, Karol Ribeiro, tinha chances de sagrar-se campeã estadual caso vencesse em Arraial. Mas para isso, ela teria pela frente as adversárias Kayane Reis, Luara Thompson e Nicole Cravo. A cabofriense mostrou porque era a líder do ranking e logo no início fez uma onda que lhe rendeu 7,50. Conseguindo sair na frente, ela administrou a bateria e conseguiu se manteve na liderança até o final. Com família e amigos presentes, foi só esperar o resultado oficial para comemorar junto à torcida.

"Estou muito feliz. Treinei todo dia para conseguir essa vitória. É meu primeiro título estadual e quero muito ser bicampeã ano que vem. Quero agradecer a Deus, meus patrocinadores, família e à torcida," disse Karol Ribeiro logo após sair da água.

PRÉ PETIT
A Pré Petit era outra categoria que vivia um dia de decisão para o título estadual. O local de Arraial do Cabo, Kauai Pinheiro, que já havia dado um show na etapa anterior na Barra da Tijuca tirando uma nota 10, precisava apenas terminar em segundo para conseguir o título. Seus adversário na final eram Enzo Geslot, Gustavo Fleming e Diego Templar. Kauai, porém, já começou a bateria com tudo, e em sua primeira onda tirou uma nota 7,50. Ele surfou mais uma boa onda, conseguindo somar mais 5,75 à sua pontuação, e sacramentou a vitória na etapa e o título estadual. Ao sair da água ele vibrou muito com toda sua família, que estava presente em peso, torcendo pelo título do jovem surfista.

"Dei meu melhor já que não pude treinar muito antes, pois estava doente. Fiquei um pouco ansioso mas consegui pegar boas ondas e garantir a vitória. Quero ir para a última etapa para vencer de novo," falou Kauai ao descer do ombro de seu pai, Américo, que o levantou em comemoração.

PETIT
Na Petit a briga foi mesmo pelo título da etapa e por mais pontos no ranking, já que ninguem tinha chances matemáticas de sagrar-se campeão estadual. A final foi composta pelos atletas Danilo de Souza (6o no ranking até então), Daniel Templar (2o), Bernardo Ribeiro (9o) e Valentino Belga (5o). E quem se deu melhor foi Danilo de Souza, local de Itacoatiara em Niterói. Com duas boas notas, um 6,50 e um 6,15, conseguiu a vitória e a aproximação aos atletas que estavam mais no topo do ranking.

"Gosto dessa onda porque tem muita parede e é melhor pra manobrar. Surfei todo dia para me preparar para esta etapa e conseguir essa vitória, que dedico a meu pai e meus patrocinadores," concluiu Danilo.

INFANTIL

Três atletas que disputaram a final da categoria Petit também estavam presentes na última bateria da Infantil. Foram eles: Danilo de Souza, Daniel Templar e Valentino Belga. Porém, o principal adversário dos três nesta final era o líder do circuito, João Vitor Chumbinho, que venceu as duas primeiras etapas e precisava da vitória para garantir o título estadual por antecipação. A bateria foi disputada onda a onda, e apesar de ter saltado na frente com uma onda de 7 pontos, Chumbinho foi ameaçado durante boa parte da bateria. Nos minutos finais, Daniel Templar quase conseguiu impedir o título de Chumbinho. Daniel precisava de uma nota 7,35 para conseguir a vitória, e surfou muito bem sua última onda, conseguindo chegar aos 7,15 pontos. Porém não foi o suficiente para ir para primeiro, e João Vitor comemorou seu título estadual com 1 etapa de antecedência.

"Me esforcei demais para esse título. Moro no Recreio e nos últimos dias não deu para treinar muito devido às ressacas. Mas consegui fazer meu surfe e sair com a vitória," completou João Vitor muito feliz ao lado de seus amigos na areia.

INICIANTES
A final da categoria Iniciantes foi disputada no formato homem a homem pela primeira vez na história do circuito. A decisão ficou entre Vitor Drummond, de Saquarema, e Luan Carlos, atleta de Barra de Guaratiba e que fez a melhor nota do evento, um 9,00 no sábado. Vitor conseguiu achar boas ondas no início da bateria e em pouco tempo já tinha em seu somatório um 7,25 e um 7,50, fazendo com que naquele momento Luan precisasse de uma 10 para virar a bateria. Próximo ao fim da bateria, Luan ainda conseguiu uma nota 7,65, diminuindo a diferença, mas já era tarde demais para tentar a virada, fazendo com que a vitória fosse para o atleta de Saquarema.

"Esperei as ondas boas. Tinha acompanhado as baterias anteriores e me posicionei onde achei que as melhores viriam. Dei sorte e pude mostrar meu surfe. E essa vitória vai para a galera de Saquarema que me apoiou muito," comemorou Vitor Drummond, que consegue sua primeira vitória no ano.

Durante a premiação, o presidente da FESERJ (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) agradeceu ao grande apoio dado ao evento por parte da Prefeitura de Arraial do Cabo através do Secretário de Esportes Henrique Barreto. O secretário também aproveitou para lembrar o quanto o crescimento do surfe é importante para Arraial do Cabo, que tem grande potencial para o esporte. Arrail do Cabo é o único município que tem um diretor específico para o surfe ligado diretamente à Prefietura e à Secretaria de Esportes. Com isso eles esperam movimentar ainda mais o potencial do esporte na cidade.

A quarta e última etapa do 'Oakley apresenta: Circuito Estadual WQSurf Matte Leão Sub 14' será disputada nos dias 5 e 6 de Novembro no Arpoador no Rio de Janeiro.

A terceira etapa do Circuito Sub14 2011, tem o patrocínio da Oakley, WQSurf e Matte Leão. O apoio de mídia é da Revista SURFAR. Apóiam também o evento o Canal Woohoo, RicoSurf,  Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura da Cidade de Arraial do Cabo. A organização e realização do Circuito é da Feserj, com apoio nessa etapa da Associação de Surf de Arraial do Cabo.

RESULTADO DAS FINAIS DA TERCEIRA ETAPA

Feminino Iniciantes
1. Karol Ribeiro - 11,75
2. Luara Thompson - 5,85
3. Kayane Reis - 4.75
4. Nicole Cravo - 2,90

Pré Petit
1. Kauai Ribeiro - 13,25
2. Enzo Geslot - 9.00
3. Diego Templar - 5,50
4. Gustavo Fleming - 3,60

Petit
1. Danilo de Souza - 12,65
2. Valentinho Belga - 9,00
3. Daniel Templar - 8,25
4. Bernardo Ribeiro - 6,75

Infantil
1. João Vitor Chumbinho - 12,25
2. Daniel Templar - 12,05
3. Danilo de Souza - 9,50
4. Valentino Belga - 5,70

Iniciantes
1. Vitor Drumond - 14,75
2. Luan Carlos - 12,40
3. Luca Nolasco e Matheus Rodrigues

RANKING ATUALIZADO

Feminino Iniciantes

1. Karol Ribeiro - 3.000 pontos (campeã estadual)
2. Luara Thompson - 2.610
3. Nicole Cravo - 2.114

Pré Petit
1. Kauai Pinheiro - 3.000 pontos (campeão estadual)
2. Diego Templar - 2.430
3. Christian Barcellos - 1.800

Petit
1. Daniel Templar - 2.620 pontos
2. Gustavo Aigner - 2.556
3. Kauai Marinho - 2.285
4. Valentino Belga - 2.212
5. Danilo de Souza - 2.187

Infantil
1. João Vitor - 3.000 pontos (campeão estadual)
2. Daniel Templar - 2.456
3. Danilo de Souza - 2.070

Iniciantes
1. Luca Nolasco - 2.430 pontos
2. Victor Soares - 2.212
3. Andress Almeida - 2.041
4. Yuri Fernandes - 1.938
5. Luan Carlos - 1.861
6. Matheus Rodrigues - 1.810

Por: Daniel Vianna
MidiaBacana
www.midiabacana.com.br
adivsurf.blogspot.com

Comentários