Brasil Surf Pro Começa Nesta Quarta em Ubatuba

Competição rola na praia de Itamambuca. Ranking embolado torna a etapa paulista fundamental para a briga pelo título brasileiro
Tomas Hermes na segunda etapa do Brasil Surf Pro, em Búzios - foto: Divulgação/Brasil1
 
 
Depois das competições no nordeste e no Rio de Janeiro, chegou a hora de Ubatuba, no litoral paulista, receber a terceira etapa do Brasil Surf Pro. As disputas do campeonato brasileiro começam nesta quarta-feira, dia 21, na Praia de Itamabuca, com a participação dos 80 melhores surfistas em atividade no Brasil. O circuito nacional mais forte do mundo, que completa 25 anos de história este ano, é composto por cinco etapas e premiação total de R$ 1 milhão. A disputa na ponta do ranking está embolada, com sete surfistas de sete estados nas primeiras posições. Do primeiro, Tomas Hermes (SC), com 1500, ao sétimo, Simão Romão (RJ), com 1010, a diferença é de menos de 500 pontos.

Mas o líder chega determinado. Tomas Hermes desembarca no circuito nacional após conquistar o terceiro lugar no San Miguel Pro Zarautz, etapa circuito 6 estrelas da ASP, disputado na Espanha, no início de setembro.

“Depois de Búzios participei das etapas do mundial WQS na Europa e fui finalista no San Miguel Pro Zarautz, na Espanha onde fiquei em terceiro lugar. Também viajei para os Estados Unidos, passei os últimos meses treinando e competindo bastante. A etapa de Ubatuba já é uma tradição dentro do circuito e as minhas expectativas são as melhores”, explica Tomas Hermes.

Os atletas locais estão animados por competir em casa. No feminino quem chega forte é local de Itamambuca, Suelen Naraísa. A bicampeã está empenhada em garantir mais uma etapa para se aproximar de Diana Cristina, atual líder do ranking. No masculino quem representa o surfe local é o paulista Hizunome Bettero. O atual líder do circuito paulista espera melhorar a 11º colocação no Brasil Surf Pro.

As disputas do Brasil Surf Pro poderão ser acompanhadas ao vivo no site www.brasilsurfpro.com.br . Petrobras e Skol apresentam o Brasil Surf Pro 2011, o patrocinio é da Hawaiian Dreams (HD). Apoio da Oi Futuro, dos canais SporTV e Multishow, da TV Jam, Prefeitura de Ubatuba e da Associação Ubatubense de Surf (AUS). O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, organização da ABRASP, realização e produção Brasil1 Esporte e MaxSports.


Oi Futuro realiza atividades de capacitação no Brasil Surf Pro

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi - patrocinadora do evento - marcará presença na etapa de Ubatuba do Brasil Surf Pro, que acontece entre os dias 21 e 25 de setembro. O instituto, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social, realizará ações com jovens das comunidades da região, através de clínicas de capacitação para a atividade de câmera man e palestra de educação ambiental. O objetivo do instituto é democratizar o acesso ao conhecimento e acelerar o desenvolvimento da população, especialmente jovem. Na ocasião, dez alunos da rede pública de ensino local terão a oportunidade de aprender técnicas de camera man com profissionais da KN Vídeo, uma das mais prestigiadas empresas do Brasil, responsável pela transmissão ao vivo do Brasil Surf Pro. Nos dias 22 e 23, os alunos terão aulas teóricas e no dia 24 irão para a praia para aulas práticas.


Surfe com consciência ambiental

A Plataforma Petrobras Surf Pelas Florestas em Ubatuba, realizada em parceria com o Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca - PGA, IPEMA, Projeto Tamar-ICMBio, AUS e a Prefeitura Municipal da Ubatuba, será bem movimentada. Conta com espaços de conhecimento e integração socioambiental, palestras, visitas de escolas com equipe pedagógica, celebração do Dia da Árvore com mutirão de plantio, Café da manhã Socioambiental, expedição de conhecimento e limpeza do rio Itamambuca, além da soltura de tartarugas marinhas. As atividades possibilitarão a comunidade, lideranças socioambientais locais, público e até os surfistas, a ter uma convivência com a cultura de sustentabilidade, através de ações de engajamento e conhecimento dos bons exemplos de sustentabilidade da região.

"As belezas naturais de Ubatuba e o cenário espetacular do local do campeonato na praia da Itamambuca nos inspirou muito quando desenvolvemos o projeto Petrobras Surf Pelas Florestas. Com a maior cobertura florestal do país (90%) e uma comunidade ambiental muito engajada de ONG´s, projetos e ambientalistas, o município da Ubatuba mostrou os melhores resultados de continuidade das iniciativas realizadas nesta etapa ano passado”, comenta o gerente de sustentabilidade do BSP, Glenn Suba.

Um dos destaques desse ano é a iniciativa Surfista Verde, onde pontuações acima de 8 ganham 5 árvores plantadas e uma nota 10 ganha 50. Este compromisso da organização com surf radical vem engajando cada vez mais os atletas para a causa ambiental.

O programa Petrobras Surf Pelas Florestas conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente que entendeu a importância desse trabalho de sensibilização durante o Ano Internacional das Florestas (declarado pelo ONU). Em homenagem as florestas brasileiras será realizado doação de mudas da Palmeira Juçara através dos totens “Adote-Me” localizados no espaço.


Cronograma das atividades Surf Pelas Florestas

Terça feira – dia 20/09 – visita da equipe pedagógica Surf Pelas Florestas nas escolas municipais do extremo norte do município;
Quarta feira – dia 21/09 – Mutirão de plantio de árvores próximo ao rio Itamambuca em celebração ao Dia da Árvore, 21 de setembro;
Quinta e sexta feira – dias 22 e 23/09 – visitação de escolas municipais e APAE no evento;
Sábado – dia 24/09 – Café da manhã – Ubatuba Sustentável e Expedição rio Itamambuca;
Domingo dia 25/09 – Soltura de tartarugas marinhas com o Projeto Tamar

Comentários