Edvan Silva vence e é tetracampeão cearense de surf

A manhã da última segunda-feira (5/12) foi a mais esperada e importante para todo o Circuito Maresia Cearense de Surf Profissional 2011. Com o adiamento das principais baterias da categoria profissional a expectativa era muito grande para ver se Netuno finalmente iria acordar e mandar boas ondas para a Praia do Ronco do Mar, município de Paracuru, palco da última e decisiva etapa do circuito cearense mais disputado dos últimos anos.

Edivan Silva e Michel Adriano / Foto Ed Spider
E a decisão acabou se mostrando a mais acertada, pois, logo nas primeiras horas da manhã já dava para perceber a sensível melhora nas ondas do Paracuru, a mais tradicional locação do surf cearense. Agora sim, estava tudo pronto para o show da nata do surf cearense profissional que estava reunida em peso em uma rara oportunidade para o encerramento com chave de ouro o Circuito Cearense de Surf Profissional 2011.

O primeiro a comemorar foi Edvan Silva ao despachar ainda na semifinal o único que poderia estragar seus planos de se tornar o único Tetracampeão Cearense de Surf Profissional, seu amigo de treinos Itim Silva. Mas, apesar das baterias eletrizantes em praticamente todo o dia, as maiores emoções estavam guardadas para a última e mais importante bateria da competição, a tão esperada final.
Pablo Paulino / Foto Ed Spider
Com nomes de peso dentro d’água, como o bicampeão mundial Pablo Paulino, o Vice-Campeão brasileiro e bicampeão nordestino profissional, o potiguar Alan Jones, o já quatro vezes campeão Cearense de Surf Edvan Silva e o maior surfista da história do Paracuru, Michel Adriano, a última bateria foi repleta de emoções até a última onda.

No final, Michel, usando toda a experiência acumulada em uma vida inteira surfando naquela praia, ele encontrou a onda que lhe renderia a virada arrancando gritos de campeão da torcida que nem esperou o toque final da sirene para buscar seu ídolo nos ombros e fazer a festa da torcida local.
Michel Adriano / Foto Ed Spider
Com o resultado, Michel Adriano além de ter engordado sua conta bancária com o cheque de R$ 6.000,00 pela vitória, ainda ficou com a vaga para a Elite do Surf Nacional oferecida ao melhor cearense no circuito. Como Edvan já tinha a sua vaga garantida pelo ranking do Circuito Nordestino Profissional, o direito passou para o segundo melhor cearense, um presente de Natal que nem mesmo o próprio Michel estava contando.

Na segunda colocação ficou o virtuoso atleta da praia do Titanzinho, Pablo Paulino, que mostrou um surf forte e ao mesmo tempo refinado. Na terceira colocação ficou o potiguar Alan Jones, que apesar de ter liderado a bateria em diversos momentos não foi páreo para o conhecimento local do campeão tendo de se contentar com o resultado, que, diga-se de passagem, não é nada mal para um visitante.
Edvan Silva / Foto Ed Spider
A quarta colocação ficou o atleta da Praia da Leste-Oeste Edvan Silva, que já estava feliz da vida com a conquista do mais importante título de sua carreira e não se importou em coadjuvar com Michel na festa do surf cearense em Paracuru. “Estou muito feliz com o Tetra. O ano de 2011 foi muito bom, principalmente por estar voltando de uma lesão. Agora, com mais essa conquista acredito que poderei buscar outros degraus na minha carreira e é isso que espero para o ano que vem, novas conquistas”, declarou Edvan logo após receber o troféu de campeão.

No final, o adiamento da competição de domingo (4) para segunda-feira (5) mostrou-se a decisão mais acertada e o surf cearense pode ter seu tão esperado encerramento em uma condição de ondas à altura da técnica de nossos principais astros. “Antigamente, todo e qualquer atleta cearense que tivesse o sonho de entrar para a Elite do Surf Nacional teria de abandonar sua família e se aventurar nos estados do sul do país. Hoje, esse sonho é real, pois, a partir de agora o Ceará já possui no mínimo uma vaga garantida no circuito profissional mais importante do país e sem falar que as premiações estão melhorando ano após ano, encerrando o penoso ciclo dos ‘retirantes do surf’, pois, muitos atletas estão provando que é possível ser um surfista profissional de destaque nacional mesmo morando no Ceará”, declarou Amélio Jr., Diretor Executivo da FCS.

Resultado da Etapa
1º Michel Adriano
Ed Spider
2º Pablo Paulino
3º Alan Jones
4º Edvan Silva
Ranking final Top 10 do Circuito 2011
1º Edvan Silva
2º Michel Adrinao
3º Erbaliel Andrade-PB
4º Itim Silva
5º Glauciano Rodrigues
6º Michel Roque
7º Isaías Silva
8º Alan Jones
9º Daniel Bezerra
10º Felipe Martins
10º Betinho Rosa

Por George Noronha

Comentários