Silvana Lima no Rip Curl Womens Pro 2013

Uma vitória brasileira de Silvana Lima deu a largada no Rip Curl Womens Pro na quinta-feira de ondas de 2-3 pés em Bells Beach


Silvana Lima (CE) no Rip Curl Womens Pro Bells Beach 2013
foto: Steve Robertson (ASP)

A cearense derrotou a norte-americana Courtney Conlogue e a australiana Laura Enever para passar direto para a terceira fase, tendo agora duas chances de classificação para as quartas de final da terceira etapa do WCT Feminino na Austrália. Já a peruana Sofia Mulanovich vai ter que encarar a repescagem, pois não teve o que fazer contra a havaiana Carissa Moore, que bateu todos os recordes do ano entre as meninas, totalizando incríveis 19,43 pontos de 20 possíveis com a primeira nota 10 do ASP Womens Tour 2013.


Carissa ganhou a segunda etapa da temporada, encerrada no último domingo em Margaret River, para assumir a vice-liderança no ranking que continua com Tyler Wright na frente. A final foi contra a própria australiana, que foi surpreendida pela convidada Nikki Van Djik em Bells Beach e vai ter que passar pela repescagem do Rip Curl Pro. E para continuar defendendo a liderança da corrida pelo título mundial, Wright terá Sofia Mulanovich como adversária. A peruana só tem pegado pedreira pela frente na Austrália e busca vencer sua primeira bateria este ano.


A atual campeã mundial também não começou bem em Bells Beach. A australiana Stephanie Gilmore ficou em último no confronto vencido pela havaiana Alana Blanchard e vai enfrentar a veterana Rebecca Woods no duelo seguinte ao de Wright com Mulanovich. A cearense Silvana Lima escapou desta rodada extra conseguindo mostrar a força do seu frontside com manobras potentes nas direitas de Bells Beach.


O início da bateria que inaugurou a edição 2013 do Rip Curl Pro foi ótimo para Silvana Lima, que já largou na frente com uma nota 8,83. Na segunda onda que surfou conseguiu um sete e liderou até com certa tranquilidade, ainda aumentando o placar para 16,76 pontos com a nota 7,83 da sua última apresentação na quinta-feira. Courtney Conlogue só surfou duas ondas e ficou em segundo com 11,06. Já Laura Enever pegou cinco e o máximo que conseguiu somar nas duas notas computadas foi 7,56 pontos.


MASCULINO ADIADO – Enquanto as meninas já estão no terceiro desafio da temporada, para a categoria masculina o Rip Curl Pro é a segunda etapa do ano. Na primeira, os três melhores do mundo no ano passado continuaram na ponta, só que com Kelly Slater tirando o primeiro lugar no ranking de Joel Parkinson com a vitória sobre o defensor do título mundial na grande final do Quiksilver Pro Gold Coast nos tubos de Kirra Point.


Os brasileiros não começaram bem, com os paulistas Gabriel Medina e Filipe Toledo e o catarinense Alejo Muniz, sendo os únicos a vencer uma bateria na Gold Coast. No entanto, os três pararam na terceira fase e ficaram em 13.o lugar. Os outros perderam as duas primeiras baterias que disputaram e terminaram em 25.o lugar. O paulista Adriano de Souza, o carioca Raoni Monteiro e o catarinense Willian Cardoso, que substitui o contundido Miguel Pupo no sexteto brasileiro do WCT na Austrália, vão tentar a primeira vitória no ano em Bells Beach.


Raoni Monteiro foi escalado na primeira bateria do Rip Curl Pro, junto com Gabriel Medina e o australiano Matt Wilkinson. Só o vencedor passa direto para a terceira fase, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem. Willian entra no terceiro confronto da rodada inicial com os australianos Taj Burrow e Kieren Perrow. Na sétima bateria, outra participação dupla do Brasil, com Adriano de Souza e Alejo Muniz contra o português Tiago Pires. E na décima, o estreante na elite, Filipe Toledo, enfrenta o taitiano Michel Bourez e o australiano Bede Durbidge.


A primeira chamada para o início da competição masculina foi marcada para as 8:00 horas da sexta-feira na Austrália, 6 da tarde pelo horário de Brasília.




PRIMEIRA FASE DO RIP CURL WOMENS PRO – 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:


1.a: 1-Silvana Lima (BRA)=16.76, 2-Courtney Conlogue (EUA)=11.06, Laura Enever (AUS)=7.56
2.a: 1-Alana Blanchard (HAV)=15.37, 2-Sage Erickson (EUA)=14.80, Stephanie Gilmore (AUS)=14.50
3.a: 1-Nikki Van Dijk (AUS)=16.27, 2-Tyler Wright (AUS)=16.16, Malia Manuel (HAV)=12.10
4.a: 1-Carissa Moore (HAV)=19.43, 2-Sofia Mulanovich (PER)=15.17, Paige Hareb (NZL)=13.57
5.a: 1-Sally Fitzgibbons (AUS)=18.07, 2-Bianca Buitendag (AFR)=11.86, Rebecca Woods (AUS)=11.26
6.a: 1-Lakey Peterson (EUA)=17.66, 2-Coco Ho (HAV)=15.13, Pauline Ado (FRA)=12.83



SEGUNDA FASE – Vitória=Terceira Fase / Derrota=13.o lugar – US$ 5.000 e 1.750 pontos:


1.a: Laura Enever (AUS) x Malia Manuel (HAV)
2.a: Coco Ho (HAV) x Pauline Ado (FRA)
3.a: Tyler Wright (AUS) x Sofia Mulanovich (PER)
4.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Rebecca Woods (AUS)
5.a: Courtney Conlogue (EUA) x Sage Erickson (EUA)
6.a: Bianca Buitendag (AFR) x Paige Hareb (NZL)



PRIMEIRA FASE DO RIP CURL PRO BELLS – 1.o=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Repescagem:


1.a: Gabriel Medina (BRA), Matt Wilkinson (AUS), Raoni Monteiro (BRA)
2.a: Julian Wilson (AUS), Kai Otton (AUS), Patrick Gudauskas (EUA)
3.a: Taj Burrow (AUS), Kieren Perrow (AUS), Willian Cardoso (BRA)
4.a: Mick Fanning (AUS), Sebastian Zietz (HAV), Oney Anwar (IDN)
5.a: Joel Parkinson (AUS), Brett Simpson (EUA), Jack Perry (AUS)
6.a: Kelly Slater (EUA), Adam Melling (AUS), Jacob Willcox (AUS)
7.a: Adriano de Souza (BRA), Alejo Muniz (BRA), Tiago Pires (PRT)
8.a: Josh Kerr (AUS), Damien Hobgood (EUA), Dusty Payne (HAV)
9.a: Jeremy Flores (FRA), Travis Logie (AFR), Nat Young (EUA)
10: Michel Bourez (TAH), Bede Durbidge (AUS), Filipe Toledo (BRA)
11: Owen Wright (AUS), Adrian Buchan (AUS), Glenn Hall (IRL)
12: Jordy Smith (AFR), C. J. Hobgood (EUA), Kolohe Andino (EUA)


Vejam o Teaser do Evento abaixo:

por João Carvalho



Comentários