Havaianos reinam no primeiro dia do Ubatuba Pro Grand Slam


Connor Baxter foi o mais rápido na final contra mais cinco havaianos no Sprint Race e Babi Brazil confirmou o favoritismo no sábado do Mundial de Stand Up Padlle
                                                 Largada do Feminino/Renato Leonardi (SUP Club)
                                                                  Connor Baxter (HAV)/Luciano Meneguello (SUP Club)
Um grande público acompanhou o primeiro dia do Mundial de Stand Up Padle na Praia do Centro de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. No sábado, os havaianos se destacaram na categoria Sprint Race, a mais rápida do Ubatuba Pro Grand Slam. Eles disputaram o título remada a remada e Connor Baxter carimbou a faixa do campeão mundial Kai Lenny, como já havia feito no primeiro desafio do Stand Up Paddle World Tour 2013 no Chile. Em terceiro lugar ficou o vencedor da etapa brasileira em Ubatuba no ano passado, Mo Freitas. Já no feminino, a bicampeã brasileira Bárbara Brazil Nunes, a Babi Brazil, confirmou o favoritismo colecionando mais uma vitória na carreira.

Neste primeiro final de semana do Ubatuba Pro Grand Slam, estão sendo realizadas as provas de distância do Stand Up Padle. No sábado, foram as do Sprint Race com os competidores tendo que contornar duas boias no mar em um percurso total de 1 quilômetro. Foram disputadas várias baterias e os mais rápidos iam avançando até formar a grande final. No domingo, acontecem as corridas de longa distância, 6 Km para as categorias amadoras e 12 Km para as profissionais. Os melhores nas duas modalidades serão consagrados os campeões "overall" do SUP Race em Ubatuba. Na próxima semana, de 1 a 5 de maio, a atração na Cidade do Surf do litoral paulista será o SUP Wave nas ondas da Praia de Itamambuca.

Os havaianos dominaram a principal categoria do SUP Race no Ubatuba Pro Grand Slam, com seis deles barrando os últimos brasileiros nas semifinais. Na decisão do título, Connor Baxter largou na frente e manteve a primeira posição até a linha de chegada na Praia do Centro, em frente à Praça de Eventos na Avenida Iperoig. O atual campeão mundial, Kai Lenny, ficou em segundo lugar repetindo o resultado na etapa que abriu o Circuito Mundial de Stand Up Paddle em fevereiro no Chile. E o defensor do título em Ubatuba, o jovem havaiano Mo Freitas, que é filho de brasileiros, desta vez chegou em terceiro, mas pode se recuperar para tentar o título "overall" no Long Distance Racing neste domingo.

Diferente de Kai Lenny e Mo Freitas, o campeão do sábado nunca havia competido no Brasil. "Essa é a minha primeira vez aqui no Brasil e estou muito feliz com o resultado", disse Connor Baxter. "Comecei sem forçar muito nas eliminatórias, mas a cada nova fase fui aumentando o ritmo e na final comecei bem para me manter na frente até o fim. Essa vitória foi muito importante na minha briga com o Kai Lenny pela liderança do ranking".

O defensor do título mundial também gostou do resultado e destacou as belezas do litoral norte paulista. "Foi minha primeira prova de SUP Race no Brasil e eu acho o país lindo, especialmente Ubatuba", destacou Kai Lenny. "Fiquei em segundo, mas estou amarradão só por estar aqui. Agora preciso pensar em algumas estratégias para a prova de amanhã (domingo). Achei legal fazer a final entre amigos meus do Havai. Nós viajamos o mundo todo juntos e cada um deu o seu melhor para tentar vencer".

VITÓRIA BRASILEIRA - Entre as meninas que competiram na categoria profissional do Sprint Race, Babi Brazil parece imbatível no Stand Up Paddle. Bicampeã brasileira e defensora do título do Ubatuba Pro Grand Slam, a baiana festejou mais uma vitória no sábado. "A prova foi ótima. Achei a bateria bem difícil porque o mar estava muito agitado e esse formato de competição exige sorte. Se você cai da prancha, é muito difícil recuperar sua posição. Eu larguei bem e dei meu máximo para me manter em primeiro. Estou muito feliz com a vitória".

Na única bateria feminina, Babi Brazil derrotou a paulista Ariela Pinto (segundo lugar), a carioca Lena Guimarães Ribeiro (terceiro) e mais duas paulistas, Luciana Moller (quarto) e Aline Adisaka (quinto). No masculino, o igualmente bicampeão brasileiro do SUP Race, Luiz Carlos Guida, o "Animal", era a grande esperança de título verde-amarelo. Mas, o paulistano parou nas quartas de final, ao cair da prancha quando fazia a curva e uma das boias.

MELHORES BRASILEIROS - Os melhores brasileiros nas provas mais rápidas do SUP Race foram o carioca Vinnicius Martins e o paulista Marinho Cavaco. Eles chegaram em quarto lugar nas semifinais e apenas os três primeiros se classificavam para a grande final. "Fiquei amarradão mesmo assim", disse Vinnicius Martins.

"Eu larguei muito mal e fui buscando posições durante a prova", contou o carioca. "Cheguei a ficar em terceiro, mas na reta final me atrapalhei em uma onda e terminou na quarta colocação. Mas, deu pra ver que ninguém é de outro planeta e que, com treino e foco, você consegue chegar lá".

DOMINGO ÀS 10 HORAS - No sábado também foram disputadas as categorias amadoras do SUP Race, que agitaram o bom público que lotou a Praia do Centro no sábado em Ubatuba. Uma é especial para os competidores com até 16 anos de idade, enquanto as outras três são divididas pelo tamanho das pranchas utilizadas, 14 polegadas, 12´6´´ e Fun Race até 12´2´´. Eles também participam das provas de longa distância neste domingo, a partir das 10 horas novamente na Praia do Centro, em frente à Praça de Eventos da Av. Iperoig em Itaguá.

O Ubatuba Pro Grans Slam é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Fluir Stand Up, SUPCLUB, Waterman League, Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP), Associação Ubatuba de Surf (AUS), Cia Radical, com patrocínio de Board House, Gzero Tech e WG; co-patrocínio de New Advance, Art in Surf, Latitude 23; e apoio de Keahana, Raglan, Team Brazil, Silver Surf, Sup Flex, Surfers Paradise.

TRANSMISSÃO AO VIVO - o evento está sendo transmitido ao vivo pela internet através do site www.supclub.com.br

RESULTADOS DO SUP SPRINT RACE NO SÁBADO:

Profissional Masculino:
1 - Connor Baxter (HAV)
2 - Kai Lenny (HAV)
3 - Mo Freitas (HAV)
4 - Zane Schweitzer (HAV)
5 - Kody Kerbox (HAV)
6 - Noa Ginella (HAV)

Profissional Feminino:
1 - Babi Brazil (BA)
2 - Ariela Pinto (SP)
3 - Lena Guimarães Ribeiro (RJ)
4 - Luciana Moller (SP)
5 - Aline Adisaka (SP)

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO
10h00 - Largada da prova de longa distância do SUP Race das categorias amadoras divididas pelo tamanho das pranchas (14´, 12´6´´, Fun Race até 12´2´´ e Under 16) - trajeto de 6 Km
13h30 - Largada da categoria profissional do Long Distance Racing (12´6´´) - 12 Km
16h00 - premiação.

Por:João Carvalho - JBC Notícias e Assessoria