Brasileiros em alta no IBA GoPro Arica Chilean Challenge

Quatro brasileiros avançam para as oitavas de final, com destaque para o baiano Uri Valadão, e seguem na briga pelo título da etapa chilena do Circuito Mundial de Bodyboard



Uri Valadão avançou as oitavas de final em AricaO fundo de pedra de El Gringo parece estar fazendo muito bem aos brasileiros. Neste segundo dia de competições do IBA GoPro Arica Chilean Challenge, válido como terceira etapa do Circuito Mundial de Bodyboard, quatro atletas do Brasil avançaram para as quartas de final, com destaque para a dobradinha entre o baiano Uri Valadão e Guilherme Tâmega. Além da dupla, o catarinense Eder Luciano e o capixaba Magno Passos também garantiram presença nas oitavas de final.


Novamente com uma boa ondulação atingindo a costa chilena, a direção de prova promoveu as baterias pendentes do Round 2 e promoveu ainda mais sete disputas da terceira fase, deixando apenas a última bateria para ser finalizada nessa sexta-feira (24), devido a entrada do vento em Arica.

Após cair para a repescagem, Uri Valadão mostrou todo seu potencial e cravou duas passagens consecutivas, avançando a fase oitavas de final. No Round 2, o baiano voador encarou uma bateria complicada, mas conseguiu avançar para a fase seguinte ao lado do australiano Ryan Hardy. Já na terceira fase, Uri mediu forças com o sul-africano Jared Houston e teve a companhia do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. Em sintonia com as ondas, a dupla brasileira dominou o pico e fez barba e cabelo na disputa. Com 15,36 pontos no somatório, Uri passou em primeiro e Guilherme, com 14,38 foi o segundo.

Garantidos no Round 3 sem precisar passar pela repescagem, o catarinense Eder Luciano e o capixaba Magno Passos também avançaram a quarta fase. Atual campeão latino-americano e do ISA Bodyboarding Games, Eder Luciano segue em grande momento e mostrou dentro d´água sua força. Em um duelo acirrado com o francês Pierre Louis Costes, Eder colocou duas boas ondas no somatório e passou em segundo, atrás do campeão mundial de 2011. Na mesma bateria, Israel Salas acabou eliminado, após brilhante campanha durante todo o evento.

Fechando a lista de brasileiros classificados as oitavas, o capixaba Magno Passos teve outra boa apresentação em Arica. Ao lado do atleta de Ilhas Reunião, Amaury Laverhne, Maguinho sobrou em sua bateria, achando duas ondas de boa pontuação. Com a segunda colocação assegurada, o capixaba deu mais um grande passo na competição.

Além das classificações do quarteto, o dia também rendeu algumas baixas para o país. O carioca Sergio Luis e o cearense Roberto Bruno fizeram um bom campeonato, mas não tiveram a mesma sorte nessa quinta-feira e acabaram eliminados antes das disputas de oitavas de final.

Uma nova chamada acontece nessa sexta-feira (24) e a previsão é de continuidade do evento.


Por:Danilo Caboclo