Campeonatos adiados em Fiji e no Peru na quarta-feira

No WCT de Fiji o mar estava pequeno e no ASP 3-Star do Peru o motivo foi excesso de ondas em Piedras Negras com o swell gigante que atingiu o litoral sul peruano

foto:Kirstin Scholtz / ASP

Nada de campeonatos no mundo na quarta-feira. O Volcom Fiji Pro foi adiado porque as ondas estavam pequenas em Cloudbreak e Restaurants para a continuação do quarto desafio do ASP World Tour nas Ilhas Fiji. E no Peru, o motivo foi o contrário, excesso de ondulação com o swell que chegou gigante na cidade de Ilo, em Moquegua, no litoral sul do país andino. Enquanto em Fiji ainda tem uma chamada na quinta-feira, no Peru já foi confirmado que a competição só retorna na sexta-feira, quando o mar deve acertar para fechar a etapa do ASP 3-Star em altas ondas na sexta e no sábado.

"Hoje (quarta-feira) o campeonato foi cancelado com a chegada de uma nova ondulação que já estava prevista, mas que entrou bastante grande para o pico de Piedras Negras", afirmou Roberto Perdigão, diretor regional da ASP South America, escritório que organiza as etapas do Circuito Mundial no continente sul-americano. "Apesar de haverem algumas ondas boas, o mar se mostrou inconsistente e com bastante influência de oeste, fazendo as ondas correrem muito para o meio da praia, com pouca área de manobras".

O dirigente também explicou que, como a perspectiva é de que este swell perdure até amanhã (quinta-feira), o mar vai permanecer muito grande e sem boas condições para a realização de um campeonato de surfe em Piedras Negras. Com isso, a comissão técnica decidiu já decretar "day-off" também para a quinta-feira e a próxima chamada foi marcada para as 8h00 da sexta-feira, dia 7 de junho, no pointbreak de esquerdas de Ilo.

"A previsão é de ondas excelentes para fechar o campeonato na sexta e no sábado", garante Roberto Perdigão. "Alguns surfistas chegaram a contestar a decisão da organização, mas após uma reunião entre todos os surfistas e o Diretor de Prova, o peruano Chalo Espejo, decidiram acatar a decisão e a prova foi então oficialmente adiada, com retorno previsto para a próxima sexta-feira".

O Rip Curl Pro Piedras Negras Ilo Moquegua tem prazo até sábado para ser encerrado no Peru, enquanto o Volcom Fiji Pro ainda vai até o dia 14 de junho e terá chamada para analisar as condições do mar na quinta-feira, às 7h00 em Fiji. Os dois eventos estão sendo transmitidos ao vivo pela internet, com os links podendo ser acessados clicando-se nos respectivos banners na capa do www.aspsouthamerica.com.

Por:João Carvalho