Vitórias de Mineirinho e Filipe na abertura do Oakley Pro Bali

Adriano de Souza e Filipe Toledo foram os únicos brasileiros que estrearam com vitórias na nova etapa do ASP World Tour nas direitas de Keramas na Indonésia


Já começou a quinta etapa da acirrada corrida pelo título mundial do ASP World Tour 2013 no primeiro dia do prazo do Oakley Pro Bali, que estreia no calendário da divisão principal do esporte esse ano. Os melhores surfistas do mundo saíram das esquerdas das Ilhas Fiji para as direitas de Keramas, que já bombou boas ondas de 4-6 pés no primeiro dia do seu prazo na Indonésia. Adriano de Souza ganhou a bateria que inaugurou o campeonato que vai até o dia 29 em Bali. Porém, o outro único brasileiro que começou com vitória e passou direto para a terceira fase com os seus aéreos mortais foi Filipe Toledo. Os outros cinco participantes desta etapa perderam, mas têm uma nova chance de classificação na repescagem.

"Estou muito feliz por estar aqui em Keramas", disse Adriano de Souza. "Eu tive um mau resultado em Fiji, então resolvi vir pra cá mais cedo pra conhecer melhor essa onda. É uma grande onda e a galera vai fazer algumas coisas malucas aqui esta semana. É uma onda de alto desempenho, perfeita, com tubo e que dá pra fazer várias manobras. Fiquei feliz em passar minha bateria hoje (terça-feira) e espero fazer um bom evento aqui em Bali".

O principal adversário de Mineirinho na primeira bateria do Oakley Pro Bali no ASP World Tour foi Bede Durbidge. O brasileiro ganhou por pouco, totalizando 12,93 pontos em duas ondas que valeram notas 6,60 e 6,33. Com elas superou os 12,17 das notas 6,67 e 5,50 do australiano. Mas, a melhor onda da bateria foi surfada pelo havaiano Dusty Payne, no entanto foi a única boa que ele pegou e com a nota 7 ficou em último com 8,60 pontos.

BRIGA PELA PONTA - Adriano de Souza é um dos seis surfistas com chances matemáticas de brigar pela ponta da corrida do título mundial no Oakley Pro Bali. Mas, para ele e para o americano Nat Young, só interessa a vitória em Keramas e ainda torcer pelo tropeço dos quatro primeiros colocados no ranking do WCT. Kelly Slater reassumiu o primeiro lugar com a vitória no Volcom Fiji Pro e a batalha entre ele e o australiano Mick Fanning é fase a fase em Bali.

O sul-africano Jordy Smith tem que ficar duas colocações à frente para superar Slater e Fanning. E o australiano Taj Burrow só consegue isso quando alcançar a grande final, desde que o dez vezes campeão mundial não vença nenhuma bateria na Indonésia. A primeira ele já perdeu na terça-feira, para o compatriota americano Damien Hobgood. E Burrow também vai encarar a repescagem, pois foi batido pelo igualmente australiano Yadin Nicol.

LÍDER NA REPESCAGEM - Dos concorrentes ao posto de número 1 do WCT 2013, apenas os dois saíram derrotados do mar em suas estreias no Oakley Pro Bali. O vice-líder, Mick Fanning, o terceiro do ranking, Jordy Smith, o quinto, Adriano de Souza, e o sexto, Nat Young, confirmaram o favoritismo e passaram direto para a terceira fase. Slater abre a repescagem com o australiano Jack Robinson e Burrow enfrenta outro convidado, o havaiano Bruce Irons, no segundo duelo do próximo dia de competição na Indonésia.

A partir da bateria de Nat Young, a sétima do dia, o mar melhorou bastante em Keramas e o americano fez o maior placar da terça-feira até ali, 17,03 pontos com a nota 9,10 da sua melhor onda. O catarinense Willian Cardoso também fez bonito conseguindo um 9 dos juízes, mas faltou outra nota consistente pra somar e o reforço do Brasil na etapa da Indonésia acabou escalado em um duelo verde-amarelo na repescagem com Gabriel Medina.

"Foi muito boa a bateria", disse Young. "O mar começou a bombar bem na hora que entramos no mar e deu altas ondas. Algumas pessoas acham que as direitas aqui de Keramas podem ser complicadas para quem surfa de backside (de costas para a onda), mas quando fica maior é muito mais vertical e eu gosto disso. Fico feliz por ter vencido hoje e estou bem ansioso para o restante do evento".

VITÓRIA BRASILEIRA - Na disputa seguinte, Filipe Toledo já apresentou os seus aéreos para atingir 16,07 pontos contra os australianos Kieren Perrow e Josh Kerr na segunda e última vitória brasileira na rodada inicial do Oakley Pro Bali. Voltando da contusão que o tirou do Volcom Fiji Pro, Raoni Monteiro não achou as ondas no confronto vencido pelo americano C. J. Hobgood. E Gabriel Medina foi outro que só surfou uma onda boa - nota 8,93 - na bateria que o taitiano Michel Bourez elevou o recorde de pontos para 17,30 com notas 8,67 e 8,63.

RECORDES DO DIA - No entanto, todas estas marcas foram batidas no último confronto do dia. Foi quando rolaram as melhores ondas da terça-feira, com direitas incríveis em Keramas para o show dos dois havaianos que estrearam junto com o paulista Miguel Pupo. John John Florence arrancou o primeiro 10 da história do Oakley Pro Bali no WCT para totalizar impressionantes 19,87 pontos de 20 possíveis. E só assim para superar os 19,37 das notas 9,80 e 9,57 de Sebastian Zietz na bateria dos recordes que fechou o primeiro dia na Indonésia.

TRANSMISSÃO AO VIVO - A primeira chamada para o início da repescagem do Oakley Pro Bali foi marcada para as 6:30 horas da quarta-feira na Indonésia e a quinta etapa do ASP World Tour 2013 está sendo transmitida ao vivo pela internet, com o link podendo ser acessado clicando-se no banner do evento na capa do www.aspsouthamerica.com

Por:João Carvalho