Volcom Fiji Pro



O quarto desafio do ASP World Tour 2013 retornou depois de quatro dias de espera pelas ondas que chegaram com força total para definir as quartas de final na terça-feira em Fiji

Valeu a pena esperar e o Volcom Fiji Pro retornou na terça-feira em Cloudbreak com ondas perfeitas de 6-8 pés para definir os classificados para as quartas de final do quarto desafio do ASP World Tour 2013 na ilha de Tavarua, em Fiji. As duas primeiras vagas foram conquistadas com notas 10 de Kelly Slater e John John Florence, com Joel Parkinson e Mick Fanning também surfando tubos incríveis para se destacarem entre os surfistas que disputaram as dezessete baterias realizadas na terça-feira. Os brasileiros Miguel Pupo e Heitor Alves foram barrados nos primeiros duelos do dia e ficaram em 13.o lugar em Fiji.

Ninguém conseguiu bater os 19,80 pontos de 20 possíveis que o havaiano John John Florence atingiu com a sua primeira nota 10 nos tubos de Restaurants durante a repescagem na quinta-feira da semana passada. Mas, Kelly Slater e Mick Fanning chegaram perto disso, alcançando 19,30 e 19,53 pontos, respectivamente, em suas classificações para as quartas de final.




Slater defende o título de campeão do Volcom Fiji Pro, conquistado na final contra Gabriel Medina no ano passado, seguindo firme na busca pelo bicampeonato consecutivo na paradisíaca ilha de Tavarua. Ele ganhou o seu primeiro 10 esse ano em um tubo duplo que pegou em uma onda da série em Cloudbreak, para mandar o havaiano Sebastian Zietz e o francês Jeremy Flores para a repescagem na quarta fase.

"Foi inacreditável", disse Kelly Slater. "Essas foram algumas das melhores ondas que já surfei em um campeonato. Na nota 10, eu estava bem fundo no tubo, tive que acelerar lá dentro pra sair, fiz uma manobra e encaixei em outro tubo profundo. Foi incrível porque era uma onda grande, muito perfeita e eu só queria estar no lugar certo pra aproveitar. Nem sequer me importava se ia vencer ou não, porque ainda tinha a repescagem".

O havaiano John John Florence que já tinha tirado uma nota 10 em Restaurants, foi impecável novamente agora em Cloudbreak para colecionar sua segunda pontuação máxima no Volcom Fiji Pro, além de deter o recorde de pontos do campeonato. Apesar da pouca idade, 20 anos, ele é um dos melhores do mundo surfando de backside tubos para a esquerda, como os da sua casa em Banzai Pipeline e os das Ilhas Fiji. Para garantir a primeira vaga nas quartas de final, ele derrotou o novo líder do ranking, Jordy Smith, além do veterano Taj Burrow.

"Eu não achava que ia sair nota 10, porque a onda era um pouco menor", disse John John Florence. "Eu fiz uma série de manobras e em seguida entrei no tubo que foi bastante longo, então fico feliz que os juízes viram a dificuldade que foi pra sair dele. Se tem dado certo, vou continuar fazendo o que venho fazendo. Eu só penso em ir lá, pegar as ondas e surfar o melhor que posso, então vai ser assim nas próximas baterias também".

Quem chegou mais próximo do seu incrível recorde de 19,80 pontos foi o bicampeão mundial Mick Fanning. O australiano aproveitou a segunda chance de classificação para as quartas de final vencendo o norte-americano Kolohe Andino por 19,53 pontos no último duelo da terça-feira. Ele não ganhou nenhuma nota 10, mas somou 9,83 com 9,70 dos dois melhores tubos que surfou para registrar o maior placar do dia e o segundo maior do campeonato.

"Eu tive uma bateria bem fraca de ondas hoje (terça-feira) cedo e agora foi praticamente o oposto, deu altas ondas", destacou Mick Fanning, que agora terá pela frente um verdadeiro clássico contra o atual campeão mundial Joel Parkinson na última bateria das quartas de final. "É incrível poder surfar alguns bons tubos em Cloudbreak e estou feliz por continuar no campeonato. Espero que amanhã (quarta-feira) também dê boas ondas. Já estou ansioso".

LIDERANÇA - Fanning e Slater são os únicos que vão disputar a liderança do ranking mundial com Jordy Smith no último dia do Volcom Fiji Pro. O sul-africano assumiu a ponta com a derrota de Adriano de Souza na primeira repescagem do campeonato e chegou a tropeçar na quarta fase, quando foi batido por John John Florence. Mas, conseguiu se recuperar vencendo um confronto muito difícil contra o francês Jeremy Flores, encerrado em 14,50 a 14,43 pontos. Ele agora terá a chance de vingar a derrota para John John na abertura das quartas de final.

"Esta bateria era muito importante para mim", falou Jordy Smith. "Qualquer bateria no WCT é importante, mas nesta quinta fase é ainda mais especial porque você já está bem perto das finais. O ruim foi ter competido contra o Jeremy (Flores), que também vinha surfando muito bem aqui em Fiji e é um grande amigo. Mas, fico feliz porque eu nunca tinha conseguido chegar nas quartas de final nesta perna do Pacífico Sul e espero ir mais longe ainda".

BRASILEIROS - Diferente do ano passado, quando Gabriel Medina levou o Brasil até a grande final do Volcom Fiji Pro, desta vez ninguém do time verde-amarelo conseguiu ganhar um mínimo de duas baterias nos tubos de Cloudbreak ou Restaurants. Apenas Miguel Pupo e Heitor Alves estrearam com vitórias, mas foram barrados na terceira fase. Pupo perdeu para o francês Jeremy Flores no primeiro duelo da terça-feira e Heitor Alves foi facilmente batido pelo bicampeão mundial Mick Fanning. Ambos terminaram em 13.o lugar, enquanto Adriano de Souza, o próprio Gabriel Medina, Alejo Muniz e Filipe Toledo, ficaram em 25.o na primeira repescagem do campeonato.

O quarto desafio do ASP World Tour 2013 tem prazo até sexta-feira, mas deve ser encerrado nesta quarta-feira para aproveitar este swell que deixou o mar clássico na terça-feira, depois de quatro dias de espera por boas ondas na ilha de Tavarua. O Volcom Fiji Pro está sendo transmitido ao vivo pela internet, com o link podendo ser acessado clicando-se no banner do evento na capa do www.aspsouthamerica.com