Gold Island apresenta Brasileiro de Longboard em Pernambuco

wave news

Segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional foi iniciada na sexta-feira com Sol e boas ondas na Praia de Itapuama em Cabo de Santo Agostinho

Depois de vários dias de chuva no litoral nordestino, o Sol apareceu na manhã da sexta-feira para o início do Gold Island apresenta a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional na paradisíaca Praia de Itapuama, em Cabo de Santo Agostinho, no sul de Pernambuco. Mas, a estiagem durou só até a realização das oito baterias da categoria profissional programadas para o primeiro dia, depois a chuva voltou. Foram completadas as duas fases que definiram os adversários das principais estrelas dos pranchões, que já estreiam como cabeças de chave nas oitavas de final da competição que prossegue até domingo em Cabo de Santo Agostinho.

A disputa pelas duas primeiras vagas foi encerrada com vitória pernambucana de Reginaldo Nascimento. Na briga pelo segundo lugar, o paulista Alexandro Abolição superou os dois competidores que vieram classificados da primeira fase, o pernambucano Caio Santos e o capixaba Felipe Lacerda. Reginaldo totalizou 13,74 pontos nas duas notas computadas, marca que na segunda fase só ficou abaixo dos 14,76 do atual campeão sul-americano de longboard profissional, Rodrigo Sphaier, de Saquarema (RJ).

"Quero agradecer a Deus por ter mandado boas ondas pra mim no início da bateria. Eu consegui mostrar o potencial das minhas manobras e estou feliz por ter passado para a fase dos cabeças de chave", disse Reginaldo Nascimento, que também falou sobre as condições do mar na Praia de Itapuama. "As ondas estão maravilhosas, perfeitas. Não estão grandes, mas estão abrindo e dá pra começar com base de rabeta, fazer duas a três manobras progressivas, depois as clássicas no bico do pranchão e ainda finalizar com uma manobra forte na junção".

MELHOR DO DIA - Na segunda bateria da fase classificatória para as oitavas de final, o irmão de Reginaldo, Romualdo Nascimento, também avançou para a rodada dos cabeças de chave no confronto vencido pelo paulista Jefson Silva. Os dois barraram o recordista absoluto do Gold Island apresenta a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Pro, Jeferson da Silva. Na primeira fase, o surfista de Saquarema (RJ) arrancou uma nota 9,33 na melhor apresentação nas ondas da Praia de Itapuama na sexta-feira e atingiu imbatíveis 16,33 pontos de 20 possíveis.

"Consegui abrir bem a bateria com um 7,33, depois demorei pra pegar outra onda, mas deu tudo certo e vamos com tudo pro próximo rounde", disse o vencedor Jefson Silva, que falou sobre as duas etapas seguidas do Circuito Brasileiro de Longboard Profissional no litoral sul pernambucano. A outra é no próximo fim de semana na Praia do Cupe, em Ipojuca. "Para nós é importante ter competições no Brasil e o Geraldinho (Geraldo Cavalcante, presidente da Associação Brasileira de Longboard) é quem está fazendo acontecer, o que é bom pra gente. Duas etapas seguidas aqui no Nordeste, em Pernambuco, é show, porque assim a gente aproveita a mesma viagem".

Entre as estrelas que já representaram bem o país em competições internacionais de longboard pelo mundo, o primeiro a se apresentar no Gold Island em Cabo de Santo Agostinho foi o paulista Amaro Matos. Ele venceu a última bateria da rodada inicial e também a que fechou a segunda fase e a sexta-feira na Praia de Itapuama. E no penúltimo confronto do dia, o campeão sul-americano de longboard profissional de 2013, Rodrigo Sphaier, estreou fazendo o maior placar da segunda fase, 14,76 pontos, com o paulista Wenderson Biludo passando em segundo lugar.

"É a primeira vez que venho aqui pra Itapuama, a praia é linda, um lugar bem legal, com boas ondas e tomara que amanhã (sábado) continue assim pra galera dar um show legal aí", disse Rodrigo Sphaier, que ocupa a terceira posição no ranking e é um dos candidatos a acabar com a invencibilidade do pernambucano Halley Batista, campeão das duas últimas etapas dos pranchões no Brasil . "Vou correndo por fora, devagarinho e vamos ver no que vai dar lá na frente. Mas, procuro não me preocupar com isso não e só fazer o meu melhor dentro d´água".

CABEÇAS DE CHAVE - Halley Batista é um dos oito cabeças de chave que vão estrear direto nas oitavas de final que abrem o sábado do Gold Island apresenta a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard em Cabo de Santo Agostinho. Os outros são o ex-campeão mundial e atual campeão brasileiro Phil Rajzman (RJ), o vice-líder do ranking 2013, Alex Leco (SP), Geraldo Lemos (CE) que divide a terceira posição com Rodrigo Sphaier (RJ) e Carlos Bahia (SP), Danilo Rodrigo (SP), Rafael Cavalcante (PE) e Robson Fraga (SE).

Halley esteve na Praia de Itapuama assistindo a competição e observando seus adversários na sexta-feira e contou que não poderá participar das duas etapas consecutivas praticamente em casa. Isto porque na semana que vem vai disputar a etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional que acontece em Macaé (RJ) nos mesmos dias do Mahalo Pernambuco Winter Festival na Praia do Cupe, em Ipojuca, onde ele mora. Halley chegou a liderar, de forma inédita, os dois rankings brasileiros esse ano, o do longboard e o do surfe em pranchas normais.

"Infelizmente só vou poder competir nessa porque também estou brigando pelo título brasileiro nas pranchinhas e a próxima etapa é daquelas mais importantes, que valem mais pontos (3.000), então terei que ir pra lá", lamentou Halley Batista. "Mas, vou tentar conquistar um bom resultado aqui pra descartar a próxima etapa que é em casa, no Cupe. Depois vou buscar recuperar essa ausência na etapa de Itacimirim, na Bahia, onde tudo pode ser decidido. Certamente vou dar tudo pra conquistar este primeiro título brasileiro de longboard para a minha carreira".

O Gold Island apresenta a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard será realizado com total apoio da Prefeitura Municipal de Cabo de Santo Agostinho, através do prefeito Vado da Farmácia, além dos Blocos Teccel, com divulgação pela ESPN Brasil, Canal Woohoo, Rádio Transamérica FM e Surfguru.com.br. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Longboard (ABL) em parceria com a Associação Nordestina de Surf (ANS) e Federação Pernambucana de Surf (FEPESU).

A competição está sendo transmitida ao vivo na internet pelo http://www.surfcore.com.br/brasileiro_long/ e no fim de semana serão disputadas as outras categorias além da profissional iniciada na sexta-feira, a Feminina com a tricampeã brasileira Atalanta Batista, irmã de Halley, sendo a grande favorita ao título na Praia de Itacimirim, e as masculinas Master, Super Master, Amador Open sem limite de idade e Amador Junior.

GOLD ISLAND APRESENTA SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO BRASILEIRO DE LONGBOARD PRO:

PRIMEIRA FASE PROFISSIONAL - 3.o=25.o lugar / 4.o=29.o lugar:
1.a: 1-Felipe Lacerda (ES), 2-Caio Santos (PE), 3-Alexandre Passos (PE), 4-Jonas Lima (SP)
2.a: 1-Jeferson da Silva (RJ), 2-Atamai Batista (PE), 3-RV (BA), 4-Paulo Giachetti (SP)
3.a: 1-Dionisio dos Santos (RJ), 2-Robledo Oliveira (RJ), 3-Fernando Santos (PE), 4-Carlos Pereira (SP)
4.a: 1-Amaro Matos (SP), 2-Toninho Costa (SE), 3-Nascimento Rocam (PE), 4-Ricardo Farias (PE)

SEGUNDA FASE PROFISSIONAL - 1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=17.o lugar / 4.o=21.o lugar:
1.a: 1-Reginaldo Nascimento (PE), 2-Alexandro Abolição (SP), 3-Caio Santos (PE), 4-Felipe Lacerda (ES)
2.a: 1-Jefson Silva (SP), 2-Romualdo Nascimento (PE), 3-Atamai Batista (PE), 4-Jeferson da Silva (RJ)
3.a: 1-Rodrigo Sphaier (RJ), 2-Wenderson Biludo (SP), 3-Robledo Oliveira (RJ), 4-Dionisio dos Santos (SP)
4.a: 1-Amaro Matos (SP), 2-Toninho Costa (SE), 3-Rodrigo de Sousa (RJ), 4-Cristiano Aladim (SP)

OITAVAS DE FINAL - entrada dos principais cabeças de chave da competição:
1.a bateria: Danilo Rodrigo (SP)
2.a: Alex Leco (SP)
3.a: Rafael Cavalcante (PE)
4.a: Robson Fraga (SE)
5.a: Phil Rajzman (RJ)
6.a: Halley Batista (PE)
7.a: Carlos Bahia (SP)
8.a: Geraldo Lemos (CE)

Por:João Carvalho